10 dicas de alimentos para o controle da diabetes

No Brasil, existem 12 milhões de pessoas diabéticas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Ela é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não consegue mais produzir uma quantidade de insulina adequada para o organismo, o que leva o aumento da taxa de glicose no sangue.

Diante disso, a maior tarefa de quem sofre com a doença é eliminar o açúcar existente em seu corpo. Embora a diabetes não tenha cura, é possível controlar a doença com medicamentos, atividades físicas e alimentação. E hoje, nós do Laboratório São Gerônimo, vamos falar um pouco mais sobre quais alimentos são essenciais para o controle da diabetes. Vamos conferir?

FEIJÃO

É um grande aliado para auxiliar no controle da diabetes, pois é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, como magnésio e potássio, e também possui proteínas com baixo índice glicêmico (IG), que ajudam com possíveis oscilações nos níveis de glicose no sangue. Além do feijão, pode ser levado em conta o grão-de-bico, lentilha e ervilha.

LEGUMES E VERDURAS

Um prato colorido é sinônimo de saúde! Espinafre, couve e brócolis possuem vitaminas e minerais, como cálcio e potássio, ótimos para controlar a taxa glicêmica no sangue. Procure adicionar esses alimentos em seu prato!

FRUTAS

Maçã, cereja, limão, uva e coco são indicados para adicionar com uma dose diária e controlada à alimentação, pois possuem fibras, vitamina C e potássio.

BATATA DOCE

A batata doce possui um baixo índice glicêmico e, através disso, ao ingerir este alimento, o açúcar vai ser liberado lentamente para a corrente sanguínea, o que auxilia a manter os níveis de açúcar estáveis. Uma alternativa para começar a adicionar a batata doce na alimentação é cozinhá-las ou fritá-las e polvilhar com canela. Experimente!

GRÃOS INTEGRAIS

A quinoa, chia e linhaça são ótimos grãos e fortes aliados da saúde, principalmente por oferecerem controle de glicemia e liberação da insulina no organismo.

CANELA

Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, possui ação termogênica, o que ajuda na perda de peso.

AVEIA

É um tipo de cereal integral que possui proteínas, vitaminas, fibras, cálcio e ferro, no qual controlam a glicemia. É indicado ingerir 75 gramas de aveia por dia.

GORDURAS SAUDÁVEIS

Nozes, amêndoas, abacate, castanhas, óleo de coco e azeite são alguns exemplos de gorduras saudáveis, ricas em Ômega 3 e ácidos graxos. Por serem de alto valor calórico, é indicado que esses alimentos sejam consumidos com moderação.

SALMÃO

É outra grande fonte de Ômega 3 e de ácidos graxos, que também possuem nutrientes essenciais, como a proteína Niacina e a vitamina D.

ARROZ INTEGRAL

É uma ótima opção de alimento que prioriza o baixo índice glicêmico e possui alto teor de fibras. Procure preparar o seu prato com arroz integral acompanhado de saladas, assim terá menos espaço para alimentos fontes de carboidratos.

Caso você seja diabético, procure sempre evitar alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles ricos em açúcar. Além disso, procure evitar também o consumo de carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, frituras, embutidos e sucos adoçados. E lembre-se sempre: a consulta médica é importante, por isso procure um profissional da saúde para lhe orientar nesse processo de controle da diabetes.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!