5 dicas para curtir o verão tranquilo!

Estamos no verão, uma das épocas mais queridas do ano, principalmente se você mora em regiões do litoral, ou pretende viajar para curtir uma praia, ou até mesmo se você gosta de curtir um sol no quintal de casa ou na piscina.

Mas nessa época maravilhosa do ano as vezes ficamos tão ansiosos e emocionados que deixamos alguns cuidados importantes com nossa saúde de lado, e o que seria uma temporada de curtição, pode se transformar em um belo perrengue, durando bem mais que só essa estação.

 

Por isso, separamos alguns cuidados e dicas para você se lembrar e se cuidar, pois curtir é bom, mas curtir com segurança e tranquilidade é muito mais.

 

 

- Insolação:

Parece clichê, mas sempre é bom lembrar a importância de tomar cuidado com o sol e o calor. Temperaturas elevadas, combinadas com uma exposição excessiva ao Sol, fazem com que uma pessoa tenha sua temperatura corporal desregulada, e atingindo 40 °C, já é diagnosticado como insolação.

Caso não for tratada rapidamente pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos e por isso é preciso procurar ajuda médica imediatamente para que não surja complicações ou sequelas.

Ao acontecer a insolação é possível tomar algumas medidas com o objetivo de ameniza-la, como ir para um local fresco e à sombra, borrifar água sobre sua pele, aplicar compressas de água fria e sempre manter a pessoa consciente e com a cabeça elevada.

Para evitar esse problema utilize protetor solar, mantenha-se hidratado e evite ficar exposto ao sol das 10 à 16 horas.

 

- Hidratação:

E aí? Já tomou água hoje?? Então aproveite e já lembre-se de se hidratar. Com as altas temperaturas, nosso organismo tende a perder muita água, e caso não reponha, ocorre a desidratação, um desequilíbrio nos níveis de sais e açúcar no sangue, interferindo na maneira que o corpo funciona como por exemplo, nas funções cognitivas. Para evitar a desidratação mantenha uma rotina de ingerir líquidos, e para aqueles que sentem dificuldade, outra opção é ingerir alimentos ricos em líquidos como frutas e verduras. Essa é uma forma de se hidratar sem perceber.

 

- Excessos de álcool e comidas:

Aquela caipirinha e uma porção de camarão frito é tudo bom, neh? Mas em excesso tanto as bebidas alcoólicas quanto as comidas pesadas podem deixar de ser um prazer e se tornar um grave problema. Além da intoxicação do organismo, que leva à famosa ressaca, o álcool estimula a micção e a transpiração, o que aumenta a perda de água e pode causar a já citada desidratação. Já as comidas pesadas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais. Além disso, o calor acelera a deterioração dos produtos, principalmente de frituras e pratos com molho, o que aumenta o risco de uma indisposição ou intoxicação alimentar.

A melhor solução para prevenir esses problemas é sempre ter equilíbrio entre álcool e o consumo de água, e comidas pesadas com comidas mais leves e saudáveis.

 

- Atividades físicas repentinas:

Atividades físicas são importantes para manter a saúde em dia, mas caso não sejam praticadas periodicamente ou com os conhecimentos da modalidade que deseja realizar, podem sim se tornar um problema. O problema com as atividades físicas repentinas é justamente com a falta de periodicidade nos exercícios, que pode aumentar em até oito vezes as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como arritmia e insuficiência cardíaca, ou mesmo de sofrer um infarto. Além disso a prática de um novo esporte ou atividade sem conhecimento e experiência, pode trazer lesões ou até acidentes. Por isso sempre é importante cuidar de seu condicionamento físico e não forçar seus limites, e buscar a orientações profissional na prática de alguma nova atividade.

 

- Micose:

Esse assunto é desconfortável, mas mais ainda é ter que lidar com esse problema... Ela é muito comum no verão por conta da umidade e o calor, dois fatores que estimulam o crescimento e a reprodução dos fungos, o que aumenta a incidência de micoses, principalmente nas unhas e entre os dedos dos pés (conhecida como frieira).

A prevenção dessas infecções é feita tomando cuidado com os ambientes onde deseja se banhar, verificando sempre a qualidade da água antes de entrar, cuidado com acessórios que são emprestados ou utilizados, como chinelos, pentes, roupas, etc, e também sempre mantendo seu corpo bem seco e longe da umidade, para evitar um ambiente favorável para os fungos.

 

 

Conhecendo esses cuidados e dicas, agora é só aproveitar essa época do ano e curtir bastante seu verão! E no que precisar, pode contar com o São Gerônimo para análises clínicas e prevenção a sua saúde!