A amamentação é um momento especial para as mamães, pois é uma época de aprendizado e dedicação para todas elas. Além disso, é um momento de conexão entre mãe e bebê, onde apresentam níveis elevados de ocitocina, o hormônio do amor. Entretanto, é um equívoco pensar que amamentar é simples, pelo contrário, exige uma série de adaptações para se adaptar com esse processo de maternidade.

Com o objetivo de auxiliar todas as mamães nesse processo, o Laboratório São Gerônimo separou 7 dicas para que todas consigam ter uma boa amamentação. Confira abaixo.

ANTES DE TUDO, BUSQUE INFORMAÇÃO

Após o parto, é natural que a mulher sinta curiosidade sobre diversos assuntos dessa vida de maternidade. A amamentação ficará mais fácil se você pedir ajuda e dicas para alguém que entenda do assunto, seja uma amiga que já é mãe ou até mesmo médicos e enfermeiros.

PRESTE ATENÇÃO NA MAMADA DO BEBÊ

Se o bebê não faz nenhum barulho durante a amamentação, maravilha! Mas, se o pequeno começa estalar a língua ou faz um som como se fosse um beijo, saiba que algo está errado. Caso isso aconteça, tire-o e troque de posição.

SAIBA IDENTIFICAR E LIDAR COM O CHORO

Até chegar no nível das primeiras palavras, o choro será o principal meio do bebê se comunicar. Você, mamãe, precisará lidar com isso e terá que identificar o que significa esse choro, se é fome, estresse, cansaço ou mal-estar. Para entender definitivamente o porquê do choro, isso exigirá tempo, mas nada como paciência, carinho e muito amor não resolvam nessa caminhada.

VARIE AS POSIÇÕES

Para que você e o bebê fiquem confortáveis, existem algumas posições para amamentação. Procure não ficar com medo de variar até encontrar a melhor posição que se adapte melhor a vocês.

CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO

Durante o processo de amamentação exclusiva, todos os nutrientes que vão para o bebê depende da mamãe. Então, para fazer isso com eficiência, procure comer comidas saudáveis (carne, vegetais, frutas, etc) e evite consumir produtos industrializados. Saiba que o leite materno, além de transmitir nutrientes, fornece também anticorpos ao bebê.

HIDRATE-SE PARA A PRODUÇÃO DE LEITE

A hidratação é essencial para qualquer momento da vida, mas, após a gestação, todas as mamães precisam tomar bastante líquido. Procure consumir 3 litros de águas por dia, isso facilitará em seu próprio descanso, hidratação e na produção do leite materno.

USE A BOMBA TIRA-LEITE

Além de ajudar na retirada de leite, a bomba também ajuda no estímulo da amamentação. Após as mamadas, procure retirá-lo com a bomba e estocá-lo. Você pode optar em também doar esse leite e ajudar outros bebês que necessitam de alimento.

Todas essas dicas são imprescindíveis para que você, mamãe, tenha um ótimo processo de amamentação e seu pequeno consiga se alimentar bem!