A medicina esportiva atende apenas aos atletas de alta performance?
Com o avanço do setor e técnicas inovadoras, a medicina esportiva está cada vez mais conquistando espaço. Mas afinal, essa área tende somente atletas de alta performance?

Você é ou conhece algum médico do esporte? O Laboratório São Gerônimo procura médicos do esporte para realização de parcerias!

A Medicina Esportiva é o ramo da Medicina responsável por cuidar de atletas e esportistas, sejam eles profissionais, com nível olímpico, ou aqueles que adoram praticar exercícios físicos em seus momentos de lazer ou para manter a boa forma. Muitas pessoas ainda acreditam que a Medicina Esportiva deve ser procurada somente por atletas de alto nível, como jogadores e corredores profissionais.

Por isso, o Laboratório São Gerônimo procura desmistificar essa ideia e reiterar que, na verdade, a medicina do esporte é uma especialidade voltada para todas as pessoas, de todos os sexos e idades.

Os médicos desta área são encarregados de trabalhar com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de lesões e de problemas de saúde que podem surgir a partir da prática esportiva. E para isso, os exames laboratoriais são o principal aliado no monitoramento do trabalho do médico do esporte, já que ajudam no acompanhamento da progressão dos atletas em níveis físicos, ou constatando algum problema que pode impactar na performance.

Alguns exames serão solicitados para todos os atletas, outros devem ser considerados de acordo com o nível competitivo, idade, gênero, presença de comorbidades e eventuais queixas do atleta. Dentro da prática esportiva, os médicos buscam proporcionar qualidade de vida para os pacientes, desde atletas profissionais a corredores de final de semana.

No consultório, a conversa e o check-up esportivo buscam analisar quem é o paciente naquele momento, como seu corpo está e o que ele precisa.

A interpretação dos resultados dos exames também necessita de atenção, já que alguns detalhes como jejum, horário da coleta, prática de atividade física recente, estado de hidratação e a técnica de coleta podem alterar os resultados dos testes.

Você trabalha com medicina esportiva e procura fornecer o melhor progresso aos seus atletas? Entre em contato com o Laboratório São Gerônimo através do WhatsApp, queremos conversar com você para realizar uma parceria, afinal, seus atletas merecem um laboratório de ponta ao seu lado.