As atividades físicas que auxiliam na prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda doença mais comum em homens, sendo que a cada ano possui quase um milhão de novos casos diagnosticados no mundo. É um câncer que pode variar de tumores com crescimento lento até os mais agressivos, que progridem de forma rapidamente no corpo. Diante disso, é de extrema importância o diagnóstico precoce e prevenção a doença. E um modo de prevenção é por meio dos exercícios físicos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é fato que as atividades físicas são ótimas para combater doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Há um tempo, foi percebido que os exercícios também são benéficos para a prevenção do câncer, como é o caso do câncer de próstata. Para os homens, é imprescindível a prática de algumas atividades, tais como:

- Natação;
- Futebol;
- Tênis;
- Beisebol;
- Basquete;
- Artes marciais.

O ciclismo, apesar de ser uma ótima atividade física a ser praticada no dia a dia, para os homens pode ter algumas complicações (traumas crônicos na bacia - pelve masculina) e desencadear, futuramente, problemas na próstata, por isso, é recomendado a prática dos exercícios ditos anteriormente.

Recomenda-se a realização do Exame de PSA Total para a prevenção do câncer de próstata, principalmente caso já esteja sentindo alguns sintomas como, por exemplo, a dificuldade urinar.