As doenças mais comuns no inverno e a prevenção

A estação mais fria do ano está entre nós. O Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado, é caracterizado pelas temperaturas baixas com dias mais curtos e noites mais longas. As regiões sudeste e sul, adquirem exatamente as características do inverno, sendo que em outras regiões do país as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

A nova estação traz diversas doenças, principalmente pelo fato das pessoas estarem concentradas em locais fechados, devido à temperatura, e, diante disso, ocorre maior propagação de vírus e bactérias ao nosso redor. Para saber quais são essas doenças, confira abaixo a lista que separamos.

GRIPE E RESFRIADO

São as duas doenças que estão no topo de casos diagnosticados no inverno. Nas crianças, segundo a Organização Mundial de Saúde, é comum que elas tenham entre 8 a 12 incidências dessas enfermidades durante o ano. Embora sejam semelhantes, os dois casos são diferentes, sendo a gripe mais grave que o resfriado.

Além dos sintomas de resfriado, a gripe pode causar febre alta, dores no corpo e fadiga. Já o resfriado dura, em média, de quatro a cinco dias, mas é possível se prolongar por duas semanas.

O tratamento em ambos é feito com analgésicos, antitérmicos e hidratação. Para uma melhor prevenção, é aconselhável lavar bem as mãos, nariz e evitar aglomerações.

ALERGIAS

São diversas reações pelo organismo ao entrar em contato, por exemplo, com pelos de animais, poeira, mofo, perfumes e etc. Os sintomas característicos são: espirro, coceira e tosse. Nesse caso, a genética também pode ser responsável pela doença, já que filhos de pais alérgicos possuem 50% de chance de ter os mesmos sintomas.

O tratamento mais indicado é manter-se em ambientes ventilados, bem limpos e evitando o contato com substâncias que possam agravar ainda mais as doenças.

PNEUMONIA

É uma infecção aguda nos pulmões que, geralmente, é causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite.

O tratamento indicado é com antibióticos e também aconselhável, para prevenção, lavar as mãos com uma boa frequência.

ASMA

É a inflamação das vias aéreas e pulmões. Os principais sintomas, neste caso, são: chiados no peito, sensação de falta de ar e tosse.

O tratamento é realizado com broncodilatador e é aconselhável eliminar toda a poeira doméstica para a prevenção da doença.

OTITE

A doença é causada por um vírus ou bactéria que infecta a garganta e migra até o ouvido, ocasionando dor, febre, sensação de ouvido tampado e dificuldade auditiva.

O tratamento é feito com antibióticos e métodos caseiros, que pode ser utilizado uma bolsa de água quente para aliviar todo o desconforto causado pela doença.

SINUSITE

A sinusite é a inflamação nos seios nasais, que são especificamente as cavidades no crânio em volta do nariz. As principais causas são por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, que causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, dor nos olhos e secreção nasal.

O tratamento é indicado ser feito com antibióticos, corticoides e descongestionante nasal (que pode ser usado por um curto período de tempo quando há sintomas de coriza).

BRONQUITE

É a inflamação dos brônquios, o que impede que o ar chegue aos pulmões. Os sintomas são: tosse seca com chiado e em seguida ocorre a tosse com catarro.

O tratamento recomendado é a utilização de vaporizadores, analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação. É indicado que não utilize cigarro, para ter uma boa prevenção da doença.

Em geral, é aconselhado uma boa hidratação constantemente, ter uma alimentação com base a 5-7 porções de vegetais durante o dia, devido as vitaminas, minerais e antioxidantes que elas possuem, andar bem agasalhado e optar por roupas com algodão que absorvem mais a umidade, evitar ficar em locais fechados e também é sugerido praticar exercícios regularmente para aumentar a capacidade respiratória.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!