As vantagens e benefícios do alongamento.

As famosas L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) e D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são doenças cada vez mais comuns, causadas pela má postura, esforço excessivo e repetitivo, além do estresse. São problemas que encontramos em nosso dia-a-dia e que muitas vezes são difíceis de evitar, porém, com uma atitude simples e rápida, é possível evitar ou amenizar estas doenças que assombram principalmente quem tem uma rotina de trabalho puxada.

O alongamento é um grande aliado para diminuir riscos e doenças relacionadas a essas causas e deve ser visto como um instrumento de prevenção. São essenciais para o corpo, pois melhoram o funcionamento das articulações e dos músculos, facilitando os movimentos. Além disso, com ele você pode aumentar a sensação de relaxamento, aprimorando a qualidade da respiração e da postura, minimizando tensões e aumentando a consciência corporal


Veja as vantagens e benefícios:

- Circulação sanguínea

O alongamento faz com que seu sangue percorra de forma mais fácil pelos músculos, ajudando na recuperação após os esforços ou na melhor circulação em atividade repetitivas.


- Preparo para exercícios

Ele aumenta a amplitude de movimento dos músculos, permitindo que seu corpo fique mais preparado para aguentar as tensões que atividades físicas trazem, evitando que a sobrecarga cause lesões e dores na lombar, e em outras partes do corpo.


- Flexibilidade muscular

Quando os músculos recebem estímulos, se tornam mais flexíveis. Isso permite com que funcionem mais adequadamente, aumentando seu desempenho para funções básicas diárias, como andar e agachar, mesmo para que já tem a idade mais avançada. E  para quem procura praticar alguma atividade física que exija um pouco mais de esforço, o alongamento é essencial.


- Relaxamento

Sempre que você se alonga, reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes. Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo, reduzindo a fadiga e a sobrecarga.


- Postura

Alongar faz com que você diminua as tensões, como falamos acima. No entanto, isso permite não só minimizar dores e lesões, mas também melhorar a postura, já que permite um estiramento muscular que traz uma reação postural mais firme e correta.

Então aproveite, se alongue um pouco, levante da cadeira, e estique os braços, pernas e pescoço. Se quiser, siga esse passo a passo para te auxiliar nessa atividade diária:

Alongamento_Passo_a_passo

Além do alongamento, atividades físicas regulares e manter uma boa alimentação formam a combinação perfeita para manter e preservar sua saúde. E se, por acaso, as dores persistirem ou piorarem, consulte um médico imediatamente, e pode contar com a gente para todos os exames que precisar!