Se sentindo inchado? Se acalme e vamos resolver isso juntos!

Principalmente com o verão chegando, a preocupação com inchaços abdominais se torna muito comum e assombra todo tipo de pessoa.

Porém é preciso ter cuidado, pois muitas vezes as pessoas recorrem a soluções rápidas que prometem milagres. Mas sem a identificação correta e um tratamento junto de acompanhamento médico, ações que buscam diminuir a barriga podem ser ineficazes, ou até mesmo nocivas para sua saúde.

O  termo Barriga inchada é muito popular, e muitas vezes é ligado diretamente ao excesso de peso... Mas nem sempre isso é verdade. Diversos fatores podem causar a barriga Inchada, como:

 

- Gases abdominais: Mais ligado a sensação de inchaço do que o real aumento abdominal. Muitos pacientes apresentam essa sensação após a ingestão de determinados tipos de alimentos. Os mais comuns são os oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que é mais difícil de ser digerido.

 

- Intolerância a lactose: Ocorre quando o seu corpo tem dificuldade em digerir a lactose, o açúcar encontrado na maioria dos produtos à base de leite. Os sintomas da intolerância à lactose incluem diarreia, cólicas e flatulência depois de consumir leite ou outros produtos lácteos.

 

- Síndrome do intestino irritável: É um distúrbio funcional dos intestinos, isso significa que existe um problema com a função do órgão. Na síndrome do intestino irritável não há lesão visível dos intestinos, mas a motilidade dos mesmos encontra-se alterada e o paciente apresenta diversos sintomas gastrointestinais, tais como, episódios de constipação alternados com diarreia, sensação de barriga inchada, dor e cólicas abdominais, aumento da liberação de gases, mal estar, cansaço, náuseas e outros.

 

- Ascite: A ascite, chamada popularmente de barriga d’água, é o nome que se dá ao acumulo de líquido dentro da cavidade abdominal. A ascite é quase sempre o sinal de alguma doença mais séria, como a cirrose hepática. Em maioria, esse sintoma não é o único sinal de doença que o paciente tem, portanto, se apenas apresentar o sintoma de barriga inchada, e não é portador de doenças do fígado, rins ou coração, é pouco provável que a você tenha ascite.

 

- Constipação Intestinal: A constipação intestinal, chamada popularmente de prisão de ventre, é uma das possíveis causas para o aumento do volume abdominal. Quanto mais intensa for a constipação, maior é o risco do paciente ter distensão abdominal.

 

- Doença Celíaca: É uma doença de origem imunológica que se caracteriza pela ocorrência de uma reação inflamatória no intestino delgado toda vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten, uma proteína presente em vários cereais, como trigo, aveia, centeio ou cevada.

 

- Gravidez: Pode parecer óbvio, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas da gestação sem saber que estão grávidas. Isso é particularmente comum em mulheres com sobrepeso, e naquelas com ciclo menstrual muito irregular, que torna difícil saber quando a menstruação está atrasada por muito tempo.

 

- Aumento de órgãos intra-abdominais ou pélvicos: Órgãos dentro da cavidade abdominal ou pélvica que crescem demais também podem provocar aumento do volume abdominal. Alguns exemplos: Fígado aumentado em pacientes com esquistossomose, miomas volumosos, rins policísticos, tumores do ovário, tumores de órgãos da cavidade abdominal e obstrução da bexiga por uma próstata de tamanho aumentado.

 

- Parasitoses: Cólicas, excessos de gases e diarreia podem ser sintomas de parasitoses.

 

- Menstruação Durante o período pré-menstrual, mulheres podem notar esse sintoma, com queixas de aumento dos gases, sensação de peso na barriga e cansaço. Estes sintomas são ainda mais intensos nas mulheres que sofrem de TPM.

 

Com todos esses causadores, buscar realizar os exames de marcadores Digestivos e Metabólicos, Inflamação intestinal, Função renal (barriga d'água), Intolerância à lactose e Parasitoses, é muito importante! Além de dar uma visão clara da causa desse sintoma, também é possível criar um plano de tratamento eficaz e seguro.

Então cuide-se, mantenha contato com seu médico, e realize exames regularmente. No que precisar, pode contar com o Laboratório São Gerônimo para auxiliar nos diagnósticos com resultados ágeis e precisos.