Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, atualmente, mais de 817 mil pessoas no Brasil vivem com o vírus HIV/Aids. Deste número, cerca de 112 mil não sabem se estão ou não com AIDS, sendo que, a cada ano, surgem 40 mil novos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que, atualmente, mais de 817 mil pessoas no Brasil vivem com o vírus HIV/Aids. Deste número, cerca de 112 mil não sabem se estão ou não com AIDS, sendo que, a cada ano, surgem 40 mil novos casos.

A Aids é uma doença infectada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca especificamente o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças. O HIV é proveniente de uma relação sexual transmissível e contato com o sangue infectado.

OS SINTOMAS

Geralmente, os sintomas são muito parecidos com uma gripe, febre e mal-estar. Depois podem surgir outros efeitos, tais como: suores noturnos, dor de cabeça contínua, cansaço e fadiga, diarréia e manchas avermelhadas pela pele.

COMO DESCOBRIR A DOENÇA

Para saber se você está infectado com o vírus da HIV, é válido saber se teve alguma relação sexual sem preservativo ou se compartilhou seringas nas últimas semanas. Após dias de qualquer ato suspeito, recomenda-se realizar um exame com intuito de verificar se está ou não com HIV. Procure por centros de ajuda especializados em HIV/Aids na sua cidade.

O TRATAMENTO

O tratamento da Aids pode ser feito diretamente no SUS, onde a pessoa recebe medicamentos e também tem acesso ao exame de HIV. O tratamento é feito com medicamentos que têm em suas composições AZT, DDI, DDC, 3 TC e D4T. É importante que durante todo o tratamento o indivíduo tenha acompanhamento médico.