Doença celíaca: quais são os sintomas?

A doença celíaca afeta a vida de milhares de pessoas pelo mundo. Estima-se que de 1% a 2% da população tenha consigo essa doença. Mas, você sabe exatamente o que é a doença celíaca? Hoje iremos explicar o que é e quais são os sintomas. Veja a seguir.

DOENÇA CELÍACA

É uma doença com reação imunológica ao glúten – proteína presente em diversos alimentos, principalmente no trigo , aveia, centeio, malte, cevada, etc, no qual causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes.

Nas pessoas celíacas, as partículas não digeridas da proteína do glúten acabam atravessando a parede intestinal dos indivíduos, o que desencadeia uma reação que agride a intestino delgado, gerando, assim, uma inflamação.

EM QUAL FASE DA VIDA A DOENÇA MAIS ATINGE?

Basicamente, a doença celíaca pode atingir pessoas em qualquer idade. Porém, 60% dos casos recorrentes são em adultos, sendo que 20% atingem os idosos. Nas crianças, a doença pode se manifestar ainda quando são bebês, principalmente nas primeiros exposições à alimentos com glúten.

OS SINTOMAS

O quadro clínico da doença celíaca pode se manifestar com ou sem sintomas, sendo que alguns sinais podem variar de pessoa para pessoa. Os principais sintomas são:

Barriga estufada;
Gases;
Vômitos;
Diarreia;
Perda de peso;
Falta de apetite;
Dores abdominais.
Além disso, a doença pode acarretar outros indícios mais graves, tais como: dermatite, osteoporose, anemia e ossos frágeis. A doença celíaca é incurável e o único tratamento é eliminar o glúten da dieta.

Após suspender o consumo de alimentos com glúten, as pessoas começam a se sentir melhor dentro de duas semanas.