Eletrocardiograma - Quando preciso fazer?
Quem precisa fazer? Quando precisa fazer? Como o exame é feito?

Podemos dizer que nosso coração é movido por eletricidade.

É engraçado, ao falarmos de eletricidade, talvez a primeira coisa que venha em sua mente seja a energia elétrica que temos em casa, aquela em que nos permite fazer tudo o que fazemos hoje. 

Apesar de algumas similaridades, o nosso coração trabalha com pequenos impulsos elétricos que são gerados nele mesmo. Esses impulsos, então, são transmitidos para as diferentes partes do coração e o fazem relaxar enchendo o coração de sangue, em seguida contrair, o esvaziando.

Existe um exame muito comum que analisa tanto a geração quanto a transmissão do impulso elétrico gerado no coração, assim como o tempo que cada um desses processos leva.

 

Este exame é o eletrocardiograma.

O Eletrocardiograma é um exame comum em check-ups, uma vez que oferece uma visão clara da saúde do coração. É um exame prático, barato e não invasivo. Se o seu cardiologista lhe pediu um exame de eletrocardiograma, não se assuste, pode ser que seja apenas como uma medida de prevenção.

É graças ao exame de eletrocardiograma (ECG) que nós conseguimos identificar os padrões considerados normais e os padrões que indicam anomalias.

 

O que o eletrocardiograma mede?

Por meio do ECG podem ser diagnosticadas doenças do coração ou outras alterações do organismo que afetam o registro eletrocardiográfico: 

  • infarto do miocárdio antigo ou agudo (em evolução naquele momento);
  • inflamação do músculo cardíaco ou da membrana que reveste o coração
  • outras complicações cardiovasculares.


O exame é muito confiável. Os eletrodos vão medir a condução elétrica do coração, que será registrada no aparelho chamado eletrocardiógrafo. A atividade do coração é representada graficamente e impressa para avaliação e elaboração do laudo do médico cardiologista.

Através da análise do gráfico, o médico pode verificar se há enfraquecimento do músculo cardíaco, arritmias, infartos, bloqueios nas artérias e até mesmo defeitos nas válvulas cardíacas, que recebem e enviam sangue por todo o corpo.


Como o exame é feito?

O eletrocardiograma é um exame simples, indolor e não invasivo. Geralmente tem duração de 20 minutos. O paciente deita em uma maca e a equipe de enfermagem faz a colocação de eletrodos no tórax, braços e pernas. Nesse momento é aplicado um gel condutor e os eletrodos são fixados com fita adesiva, para evitar que se movam.

É importante lembrar que o eletrocardiograma não tem nenhuma contraindicação e também não exige nenhuma preparação especial, como jejum ou suspensão de medicamentos. 

 

Quem precisa fazer o eletrocardiograma?

Normalmente, o eletrocardiograma é solicitado como exame de rotina na consulta cardiológica, como forma de prevenção. Mas também pode ser solicitado quando o médico suspeita de doença cardíaca. Por isso, esteja atento aos sintomas e procure um médico cardiologista se for o caso.  

Homens com histórico familiar de doença cardíaca devem ir ao cardiologista aos 30 anos e, as mulheres aos 40 anos. Quando não há a presença de fatores de risco associados, a idade aumenta para 45 anos, para os homens, e 50 anos, para as mulheres. 

A dica do Laboratório São Gerônimo é para que você não deixe de consultar seu médico ao sinal de qualquer sintoma e sempre faça seus exames de rotina. A grande maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas. Por isso, conte com o Laboratório São Gerônimo para realizar seu exame de eletrocardiograma. Clique aqui e converse com nossa equipe agora mesmo.