Intolerância à Lactose: sintomas, diagnóstico e tratamento

Se você tem o costume de beber alguns copos de leite e, após isso, passar mal todas as vezes que toma isso, saiba que algo está errado. Você pode ter intolerância à lactose. Mas, afinal, você sabe o que é exatamente intolerância à lactose e quais os sintomas? Se ainda não, recomendamos a continuar lendo este artigo.

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

É a incapacidade ou deficiência do corpo de produzir a enzima chamada lactase, que é responsável pela digestão, consequentemente pela quebra e decomposição da lactose, ou seja, o açúcar do leite (glicose e galactose). Isso faz com que essa substância chegue até o intestino grosso sem alteração. Ali, é fermentada por bactérias que fabricam ácido láticos e gases, ocasionado, assim, o aparecimento de cólicas e diarreias, por exemplo.

OS TIPOS DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Existem três tipos diferentes de intolerância à lactose. Dois deles podem aparecer ao decorrer do tempo. Veja a seguir.

Intolerância primária: Ocorre ao passar dos anos, onde a produção de lactase vai diminuindo, causando dificuldades para a digestão de alimentos lácteos. É um processo irreversível.

Intolerância secundária: Caso tenha adquirido uma doença que afeta o intestino delgado, como as doenças inflamatórias e doença celíaca, por exemplo, causam a redução da enzima lactase no corpo, acarretando uma intolerância temporária, no qual podem desaparecer com o tratamento da doença.

Intolerância congênita: É o tipo mais raro. É quando o bebê já nasce com a deficiência de lactase. Ou seja, se torna irreversível e estará impossibilitado de consumir produtos que contenham açúcar ao leite por toda sua vida.

SINTOMAS

Em médio, os primeiros sintomas da intolerância à lactose ocorrem entre trinta minutos até duas horas após o consumo de 12g de lactose, o que equivale a um copo de leite (240 ml). Os principais sintomas são:

  • Gases;
  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Inchaço
  • Cólicas.

DIAGNÓSTICO

Para o diagnóstico da intolerância à lactose, é feito uma avaliação clínica e, em alguns casos, são solicitados alguns tipos de exames pelo médico, como o teste de intolerância à lactose; teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

TRATAMENTO

Caso a intolerância seja diagnosticada, você deverá ter um acompanhamento de um nutricionista para balancear uma dieta de acordo com as restrições de alimentos necessários. Para isso, será necessário evitar alguns alimentos, como: mousses, sorvetes, chocolates com leite, todos os tipos de queijos, creme de leite, chantilly e entre outros. Algumas indicações de alimentos para adicionar na sua dieta: espinafre, gergelim, brócolis e agrião.

Hoje em dia, a intolerância é fácil de ser controlada, sendo que existem diversos produtos sem lactose e medicamentos que auxiliam no dia a dia. Lembre-se sempre de procurar bons profissionais para realizar a avaliação e tratamentos adequados. Mantenha a sua saúde em dia!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!