Novembro Azul - A estatística não está longe de você
Sabia que um simples e indolor exame de sangue, por exemplo, conhecido como PSA total, ajuda na prevenção do câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa aproximadamente 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir esperma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65.840 casos de câncer de próstata surgirão a cada ano entre 2020 e 2022.
Foi com o intuito de alertar à importância da prevenção da doença que surgiu a campanha Novembro Azul, em 2011.

Aqui no blog do Laboratório São Gerônimo nós já contamos sobre a história que originou o Novembro Azul assim como os principais sintomas e riscos relacionados ao câncer de próstata. Clique aqui e confira!

Apesar de tentativas de parecer invencível, a história já nos mostrou que essa não é bem a verdade. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Mesmo com altos índices de cura se identificada na fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.

Infelizmente muitos homens ainda têm preconceito quanto aos exames para investigar a saúde da próstata, especialmente quando se fala no exame de toque retal. A receita para se livrar desse prejulgamento é se informar o máximo possível. A informação é um grande remédio no combate ao câncer de próstata. Clique aqui para saber tudo que você precisa sobre o câncer de próstata.

O fundamental também é conscientizar a população masculina dos riscos e das formas de prevenção, como um simples e indolor exame de sangue, por exemplo, conhecido como PSA total em que é possível detectar alterações que vão identificar um possível problema. 

Esses exames devem ser realizados anualmente em homens acima dos 40 anos, visto que, a partir desta idade, a próstata pode começar a sofrer alterações que viram problemas mais sérios, como até mesmo o câncer.

SABIA DISSO?

  • 6 em cada 10 homens com câncer de próstata estão acima dos 65 anos,
  • 66 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. Um Maracanã lotado.
  • A estatistica não está longe de você!

SABIA DISSO?

  • 42 homens morrem por dia no Brasil de câncer na próstata.
  • Esse número equivale a quase 4 times de futebol.
  • A estatistica não está longe de você!

Perca seu preconceito, mas não perca seu tempo. Entre em contato com seu médico e peça seu exame de PSA total. E para agendar seu exame agora mesmo com o Laboratório São Gerônimo, entre em contato através do nosso WhatsApp: (48) 3242-7456