A prevenção e diagnóstico precoce é importante o ano todo, mas dedicamos esse mês em especial para alertar e lembrar de sua importância, pois quanto antes o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e a possibilidade de salvar vidas.

Mas você sabe de onde vem o Novembro Azul? 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, mas chamado de Movember, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de Novembro.

No Brasil, esse movimento apareceu pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar os preconceitos do público masculino com os cuidados da saúde e do exame que detecta este tipo de câncer. 

Mas o que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa aproximadamente 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir esperma.

Ele não apresenta sintomas na fase inicial, sendo que 95% dos sinais aparecem em sua fase avançada, dificultando o tratamento e cura.

Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

A cada 6 homens, pelo menos 1 é diagnosticado com câncer de próstata, e é estimado que até 15 mil mortes devam ocorrer em decorrência da doença no Brasil. 

Mas quais são os sintomas? 

  • Dor óssea, principalmente na região das costas.
  • Dores e dificuldade ao urinar.
  • Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga.
  • Vontade de urinar com frequência.
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mas que tipos existem? 

  • Adenocarcinomas

São responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata. Podem ser de baixo, intermediário ou alto grau. Os tumores de baixo grau são formados por células bem diferenciadas, que guardam certa semelhança com as células prostáticas normais. Os de alto grau são compostos de células com alto índice de proliferação, bem diferentes do tecido normal da próstata.

  • Tipos mais raros de câncer de próstata

Os demais 5% incluem tipos bem raros: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas. Quando alguém cita o câncer de próstata, está se referindo ao adenocarcinoma e nunca a esses tipos histológicos mais raros.

Mas quem corre o risco de ter?

Os fatores de risco desse tipo de câncer estão em homens a partir dos 50 anos, com maior frequência em negros, pessoas com excesso de gordura corporal e também é muito presente em pessoas que contenham um histórico familiar que tenha tido a doença, sendo que se for um parente de primeiro grau, a chance é duplicada de desenvolver este tipo de câncer. 

Homens a partir dos 45 anos com algum destes fatores de risco também devem ir ao urologista para fazer o Exame.

Mas que tipo de exame detecta esse câncer?

Pelo exame clínico com toque retal, procedimento mais simples e rápido, sendo indolor e de duração média de 1 min, em que o médico insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso (reto) do paciente. Desse modo, é possível avaliar o formato, textura e tamanho da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem indicar o tumor maligno. Além do câncer de próstata, esse exame também ajuda identificar outros tipos de doenças, como prostatite (inflamação na próstata) e hiperplasia (aumento da próstata).

E além do exame de toque, é necessário realizar a análise de sangue PSA, uma substância produzida pela célula prostática. Esse exame contribui para o diagnóstico das doenças da próstata, avaliando a extensão da doença no organismo, tanto no local como nos tecidos prostáticos e na pelve, assim como se há metástase. Esse exame também contribui no prognóstico, avaliando como a doença vai evoluir no paciente com o tratamento, e também auxilia no monitoramento a resposta desse tratamento. 

Além desses exames, também é sempre importante realizar check-ups periódicos, pois além do câncer de próstata, o homem também está sujeito a risco cardíaco e problemas como anemia, diabetes, inflamações, infecções, mau funcionamento dos rins e fígado, problemas de coagulação e diabetes. 

Então chega de "mas", pois se conscientizar e se examinar, pode salvar sua vida! Aproveite esse mês e mantenha não só o exame de próstata, mas todos os exames em dia, pois sua saúde é muito importante para você e para as pessoas que você ama.

Compartilhe essa campanha, e no que precisar, pode contar com o Laboratório São Gerônimo para exames e análises clínicas com resultados precisos e digitais. ;) 

#NovembroAzul #PrevinirSalvaVidas #LabSG  

Galeria de fotos