Os cuidados com a saúde na primavera

E mais uma estação está chegando ao fim! Nós se despedimos do inverno e, agora, damos boas-vindas à primavera. Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As flores voltam a crescer nas árvores e embelezar as ruas, praças e jardins. Além disso, demonstra uma paisagem mais colorida e convidativa para as pessoas. Porém, a primavera também é época onde surgem problemas respiratórios, reações alérgicas e outras doenças que se tornam frequentes devido ao pólen produzido pelas flores.

Mas, você pode (e deve) tomar alguns cuidados ao decorrer dessa estação. Veja abaixo quais são os principais sintomas e como se prevenir.

ESTAÇÃO vs ALÉRGICOS

A primavera interfere no bem-estar dos alérgicos. Através do transporte de pólen dos pássaros e insetos, e também dos ventos, algumas partículas ficam espalhadas no ar. Com isso, muitas pessoas sofrem nessa situação, pois o pólen entra em contato com as mucosas e, consequentemente, acontece todo o processo alérgico. Porém, o pólen não é o único inimigo da primavera, mas também a poeira, os perfumes, fumaças e inseticidas incomodam durante esse período.

SINTOMAS

É comum na primavera as pessoas apresentarem coriza, rinite alérgica, coceira no nariz, espirros, irritação na garganta e olhos vermelhos que resultam na conjuntivite. Outro ponto é que a pele sofre algumas lesões, tais como o ressecamento e rachaduras devido ao vento.

CUIDADOS

Primeiramente, é imprescindível estar em um ambiente limpo e totalmente higienizado, tanto na casa quanto no local de trabalho, para diminuir os sintomas que podem eventualmente ocorrer. Procure eliminar carpetes e tapetes e lavar roupas e lençóis. Os brinquedos de pelúcia também devem ser mantidos longe das pessoas alérgicas. Outro ponto também é a hidratação, no qual deve ser ingerido pelo menos 2 litros diários.

Lembre-se sempre desses cuidados. Deixe o sol entrar em sua casa para eliminar os ácaros existentes. Dessa maneira, você conseguirá amenizar e evitar os sintomas que a estação de flores nos proporcionam.