Outubro Rosa - Por quê precisamos continuar propagando esta campanha?
Diante de tantas informações e apelo comercial inseridos no contexto do Outubro Rosa, muitas vezes nos questionamos sobre a real importância da campanha: Afinal, por que o mundo inteiro continua propagando esta mensagem?


Outubro Rosa - Por quê precisamos continuar propagando esta campanha?

Desde 1990 a campanha Outubro Rosa é celebrada unindo diversos povos em torno de ações de prevenção ao câncer de mama. A iluminação em rosa assumiu uma importante função na linguagem visual, passando a ser compreendida em qualquer lugar no mundo. Diante de tantas informações e apelo comercial inseridos no contexto do Outubro Rosa, muitas vezes nos questionamos sobre a real importância da campanha.

Sim, nós precisamos continuar, com ainda mais apoio, a elevar a mensagem do Outubro Rosa, já que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.  É uma das doenças mais temidas, principalmente pelo grande impacto psicológico, funcional e social. A pandemia do Covid-19 contribuiu para atrasos no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer de mama, já que muitas pessoas adiaram procedimentos fundamentais com receio do coronavírus.

Alguns dados que precisamos saber sobre o câncer de mama:

  • Em 2020, Santa Catarina registrou a morte de 660 mulheres vítimas da doença.
  • Em 2021, até o dia 24 de setembro, 429 óbitos pela doença já tinham sido registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
  • Segundo a OMS, o Brasil e o mundo devem assistir a um aumento de 47% da doença até 2040.
  • No mundo inteiro, a doença é o tipo mais comum e fatal de câncer entre as mulheres.
  • De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021.

Os números podem assustar, mas a boa notícia é que exames preventivos e diagnósticos rápidos ajudam a detectar sintomas e quando descobertos precocemente, o índice de cura é em média 95%. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumento de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Secreção que sai dos mamilos em um período fora da gestação ou do puerpério
  • Marcas avermelhadas no seio com bolhinhas de água na superfície
  • Homens com mais de 50 anos com presença de nódulos palpáveis
  • Presença de gânglios nas axilas
  • Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
  • Retração na pele da mama.
  • Mudança no formato do mamilo.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) ressalta que é muito importante que as mulheres observem suas mamas em momentos que se sentirem à vontade, sem técnica específica. Estas simples atitudes podem ser fundamentais para a detecção precoce do câncer da mama. Em caso de permanecerem as alterações,  deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

Algumas das principais dúvidas sobre o Câncer de mama:

  1. É possível reduzir o risco de contrair o câncer de mama? Sim, é possível. Algumas práticas como manter o peso do corpo equilibrado, manter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas, evitar o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas e amamentar pelo maior número de meses possível, ajudam a reduzir o risco da doença.
  2. Quem deve fazer mamografia de rastreamento? É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.
  3. As mulheres precisam fazer exames de rotina? Sim. A mamografia é um exame de radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. Outro exame realizado para detectar o risco hereditário do câncer de mama é o teste genético. O Laboratório São Gerônimo realiza o teste genético, confira aqui todas as informações sobre este exame.
  4. Existem fatores de riscos que contribuem para o câncer? Sim, existem alguns fatores que aumentam o risco de contrair a doença. Neste artigo listamos os principais de forma detalhada. 
  5. Como é possível perceber sintomas da doença? A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, todas, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

A campanha Outubro Rosa continua sendo fundamental na prevenção e diagnóstico mais rápido e assertivo da doença. O Laboratório São Gerônimo incentiva a conscientização e indica a todos que procurem conversar com amigos e familiares sobre os sintomas, realização de exames e propagação da campanha como um todo. Nosso objetivo é elevar a sua qualidade de vida e bem-estar.

Só mais um recado: Não esqueça de compartilhar este conteúdo, principalmente com as mulheres próximas a você. As ações informativas da campanha Outubro Rosa também estão em suas mãos. Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato através do WhatsApp: (48) 3242-7456