Pilates, conexão entre o corpo e a mente!
O Pilates é um exercício físico individual e é considerado por muitos profissionais da saúde, uma forma de terapia. É uma prática importante e adaptável para qualquer idade.


O Pilates é um exercício físico individual e é considerado por muitos profissionais da saúde, uma forma de terapia. Praticar Pilates une o exercício com controle de respiração e traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. 

Conhecido como um conjunto de atividades de contração muscular, age diretamente no fortalecimento dos membros. É uma prática importante e adaptável para diferentes graus de intensidade e pode ser praticada por diversas faixas etárias.

O que é Pilates?

O Pilates é um método para educar nosso corpo de forma consciente e equilibrada. Pode ser aplicado desde a pós-reabilitação até o condicionamento físico de atletas, sendo possível a prática para diversos públicos como, idosos, crianças, gestantes, etc.

Muitas pessoas usam os benefícios do Pilates para fazer uma conexão entre o corpo e a mente, assim promovendo uma maior qualidade de vida. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, o Pilates também lida na parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

Quem pode fazer pilates?

O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, homens, mulheres, crianças, idosos e gestantes, que busca mais resistência corporal além de controle. O método serve para pessoas sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível. 

Além disso, pode ser considerado uma forma de terapia, visto que é preciso o alinhamento dos movimentos com a respiração. É indicado também para alguns pacientes que possuem disgnóstico de ansiedade ou depressão, pois existe a liberação de hormônios reguladores de humor durante a prática.

Tipos de pilates

Atualmente, existem dois tipos de Pilates: o solo ou com aparelhos. Ambos trazem os mesmos benefícios, a principal diferença é a intensidade dos exercícios aplicados, facilitando assim a evolução de uma maneira mais acelerada com os aparelhos do que apenas com o corpo. 

  • Com aparelhos: os equipamentos possuem molas e elásticos, facilitando assim para alguns praticantes iniciantes ou para quem possui redução dos movimentos. 
  • Solo: possui um grau de dificuldade mais elevado uma vez que o aluno precisa utilizar todo o controle e peso do próprio corpo, é mais indicado para quem possui um grau de conhecimento ou já faça a prática de algum exercício.

Pilates para jovens

A prática desde cedo cria consciência e cuidado com o corpo, quando esse ainda está em desenvolvimento, despertando sensações de bem-estar e boa forma, que se leva para o resto da vida. 

O Pilates pode ajudar em vários desvios posturais ou má postura, principalmente aquelas relacionadas à coluna vertebral, que geralmente tem origem na infância e adolescência, onde é a principal fase de crescimento e desenvolvimento corporal. 

Pilates para idosos 

Nessa fase também é possível obter grandes vantagens com a prática do Pilates. A técnica pode proporcionar benefícios às articulações (em caso de artrose), prevenindo osteoporose, protegendo a estrutura óssea, além do fortalecimento muscular, disposição, alívio de dores, alívio de estresse e aumento de auto-estima. 

A prática corporal supervisionada, permite que os movimentos sejam realizados de maneira correta e segura, respeitando as possibilidades de cada corpo. Por ser uma atividade de pouco impacto, resulta mais segurança, menos repetições e melhora o quadro de saúde. 

Pilates para gestantes

Nesse período é natural que o corpo passe por mudanças físicas e hormonais, isso exige um cuidado redobrado com a saúde da mulher, pois essas mudanças podem causar dores e desconfortos. 

Com foco no bem-estar da futura mãe, a prática de Pilates na gravidez prepara o corpo da mulher tanto para uma gestação saudável, como para o momento do parto, sendo também indicada para o período pós natal. Essa atividade ameniza as grandes mudanças estruturais e garante um período de gravidez mais leve. 

Um dos maiores benefícios é o fortalecimento do assoalho pélvico, região de grande importância para a hora do parto, além disso, cuida da coluna e lombar, diminuindo as dores em excesso, fortalecendo o corpo, aliviando a sobrecarga na coluna trazendo relaxamento sempre respeitando as mudanças fisiológicas impostas pela gestação.

Pilates para reabilitação

Através de exercícios específicos e adaptados para cada caso e que buscam evitar o reaparecimento de novas dores. Os exercícios de Pilates se aplicam tanto na fase aguda da dor como na recuperação da musculatura ou articulação afetada. 

A aplicação correta dos exercícios,  conforme as necessidades específicas de cada caso, permite uma evolução mais rápida ao paciente em reabilitação. 

Afinal, quais benefícios o Pilates pode trazer para a sua vida?

O Pilates é considerado uma atividade física completa, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo é muito importante, traz como um dos seus maiores benefícios a conexão entre mente e corpo, na busca pelo equilíbrio do indivíduo e qualidade de vida em qualquer idade. 

O criador da técnica Joseph Pilates, elaborou os seus princípios que norteiam o método e que trazem muitos benefícios à saúde: 

  • Concentração;
  • Centralização;
  • Controle;
  • Respiração;
  • Precisão;
  • Fluidez.

Com essas bases você conseguirá exercer todo o potencial do corpo e extrair todos os benefícios possíveis. Quem adere à prática relata melhora da ansiedade, maior controle em situações de estresse, mais flexibilidade e diminuição ou perda das dores musculares.

Assim, o método beneficia indivíduos em suas diversas disfunções, sendo um exercício que trabalha vários sistemas corporais, não focando apenas no músculo, mas no indivíduo como um todo.

Para saber mais sobre os benefícios desse exercício, entre em contato através do nosso WhatsApp ou ligue no número (48) 3242-7456. Nosso objetivo é elevar a sua qualidade de vida e bem-estar a cada movimento.

Gostou desta dica? Aproveite também para conferir outros conteúdos no blog do laboratório, basta clicar aqui. Até a próxima!