Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Através da mudança de tempo, como do verão para o outono e do outono para o inverno, é natural que a maioria das pessoas sofram com algumas doenças respiratórias, principalmente a gripe e o resfriado. Porém

Para não causar essa dúvida, hoje nós iremos lhe contar qual é a diferença de uma doença para outra. Veja abaixo.

Gripes e resfriados têm sintomas semelhantes e costumam ser confundidos, embora sejam doenças diferentes.

RESFRIADO

O resfriado, geralmente, dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas, causando coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta leve. O tratamento alivia os sintomas e é feito com analgésicos e antitérmicos. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz.

GRIPE

É causada pelo vírus influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta, dores no corpo, fadiga, dor de garganta forte e tosse seca. Pode provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Para prevenir-se também é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, evitar aglomerações e tomar a vacina anualmente.

 

  • Gripe H1N1 – Também conhecida como gripe suína ou influenza A. Essa variação da gripe ficou conhecida pelo surto que ocorreu no Brasil em 2009. Ela necessita de um pouco mais de cuidados do que a gripe comum, pois provoca febre alta, dores musculares e nas articulações, dor de garganta leve, cansaço, tosse e coriza. Em alguns casos, pode provocar até vômitos e diarreia.

 

  • Gripe H3N2 – Esse tipo de gripe começou a provocar mais casos neste ano no país. Ele é um subtipo do vírus influenza A, assim como o H1N1, e, por isso, possui sintomas muito semelhantes.

 

  • Influenza B – Assim como o vírus influenza A, ele é transmitido por meio do ar, ou seja, quando uma pessoa que está contaminada com a infecção tosse, espirra, ou até fala ela pode transmitir para alguém que está perto. Os primeiros sinais e sintomas costumam aparecer 24 horas depois do contágio e são muito semelhantes aos da gripe e pode causar falta de ar em alguns casos.

ALGUNS OUTROS CUIDADOS

De uma maneira geral, alimentação adequada, hidratação, prática de atividade física e uma boa noite de sono são recomendadas para fortalecer o corpo e prevenir-se de doenças. Também é aconselhável evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro.

Lembre-se, o médico deve ser procurado para que seja feito o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso. Evite sempre a automedicação.

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!

*Texto escrito pelo médico Guilherme Henrique Wawginiaki.