Vai viajar pra fora do país e está em dúvida sobre qual teste de covid-19 fazer?
Confira as regras atuais do Brasil e como saber qual teste adequado para sua situação.

Cada vez mais as fronteiras se abrem para viajantes vacinados!

Aos poucos as fronteiras dos países se abriram para pessoas vacinadas, mas os testes de covid para entrada em vias aéreas, de forma geral, ainda são obrigatórios.

Regras atuais para o Brasil 

O Brasil desde outubro de 2021, que antes só aceitava o teste RT-PCR para entrada no país, passou a aceitar também o teste de antígeno, realizado em até 24h anteriores ao momento do embarque. Assim, o passageiro que desembarca em nosso país precisa apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, documento comprobatório de realização de teste para rastreio da infecção pelo coronavírus, com resultado negativo ou não detectável, do tipo de teste de antígeno (24 horas) ou laboratorial RT-PCR, realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Atualmente, o governo brasileiro exige certificado de vacinação ou quarentena ao entrar no país. A medida vale tanto para viajantes brasileiros quanto estrangeiros. Além do certificado e teste negativo, para trânsito aéreo é solicitado o preenchimento de uma Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Ao chegar no Brasil, recomenda-se reforçar os hábitos de higiene e proteção. Caso você apresente sintomas do novo coronavírus, busque atendimento médico. 

Mas e a viagem para outros países?

O tipo de teste recomendado pode variar de acordo com cada destino. Na hora do planejamento da viagem, é preciso consultar qual é o tipo de teste Covid-19 exigido e a antecedência de realização. Além de buscar saber se precisa fazer teste de Covid para viajar de avião, é importante estar regulamentado com as regras específicas de cada país, já que cada um possui suas regras sanitárias. 

Planeje sua viagem com antecedência checando as exigências, pesquisando restrições e situações do local. Isso evita eventuais surpresas desagradáveis que possam interferir no seu planejamento inicial de viagem. 

Como me organizar para conseguir realizar os testes e apresentar os resultados em tempo hábil?

E para você viajar tranquilo e dentro do protocolo de segurança contra o coronavírus, conte com o Laboratório São Gerônimo. Realizamos seu teste RT-PCR com resultado em até 24h e teste de antígeno com resultado em até 1 hora.

Clique para entrar em contato, encontrar a unidade São Gerônimo mais próxima de você e garantir a segurança da sua viagem.