A gestação e suas transformações!
Quais exames e especialidades médicas são necessários neste período tão importante?

Quem acompanha os conteúdos aqui no blog do Laboratório São Gerônimo já está acostumado com assuntos importantes relacionados a gravidez. Temos uma seção exclusiva com inúmeros conteúdos relacionados à maternidade. Clique aqui e confira.

Como já sabemos, a gravidez é um período de grandes transformações, não somente na vida da mulher, mas também para todos os que estão à sua volta. É um momento único, repleto de desafios. Uma fase que requer muitos cuidados. Neste período, seu obstetra irá lhe indicar os principais exames e cuidados a serem feitos

Um dos mais importantes exames quando o assunto é prevenção e/ou detecção precoce de patologias é o pré-Natal. Ele reduz os riscos da gestante, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê.

O objetivo principal do pré-natal é o monitoramento da mulher nesta fase tão importante, uma vez que ela passará por mudanças fisiológicas relacionadas à gestação como por exemplo, a pressão arterial, o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino e também sua movimentação.

Ou seja, o exame pré-natal cuida de tudo que pode acontecer no período gestacional. 

O tempo de gestação é, geralmente, contado em semanas, e essa contagem pode não demonstrar fielmente à idade gestacional. Por essa razão, o médico realiza os cálculos, mas também observa as características do bebê em desenvolvimento pela ultrassonografia, para que a idade estimada seja a mais próxima possível da realidade.

O ultrassom usa ondas de som para criar uma imagem do bebê. É através dele que o médico consegue identificar o formato, a posição, o sexo e o acompanhamento dos batimentos cardíacos do bebê.

Alguns outros exames que são recomendados e podem ser solicitados à gestante durante o período de gravidez:

  • Hemograma completo: É o tradicional exame de sangue. Por meio dele é possível identificar se a gestante está com anemia, infecção ou qualquer irregularidade vista no sistema imunológico, por exemplo.
  • Glicemia: identifica a quantidade de glicose no sangue da gestante. Durante a gestação, é feito mais de uma vez para observar os níveis de açúcares no sangue da mãe para prevenir uma diabetes gestacional.
  • Toxoplasmose: o exame de reação para toxoplasmose identifica se a gestante já teve alguma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.
  • Rubéola: o exame é recomendado para avaliar se a mãe possui imunidade contra o vírus da rubéola.
  • Citomegalovírus: é um vírus que pode ficar por muito tempo inativo no organismo, porém, quando a contaminação torna-se ativa, pode causar gânglios inflamados, febre e podendo trazer danos ao bebê.
  • HIV: indica se a mãe é soropositivo, ou seja, se tem chances de desenvolver a AIDS.
  • Hepatites: mostra a presença do vírus da hepatite B e C.
  • Urina: o exame de urina indica a presença de alguma infecção urinária. Caso seja identificado, o bebê pode nascer prematuro e a mãe pode ter problemas de saúde.

Uma alimentação saudável no período gestacional também é essencial para uma gravidez tranquila e bem sucedida. Para isso, o acompanhamento com um profissional de Nutrição ajudará a prevenir carências e excessos nutricionais, garantindo a manutenção das reservas maternas para boa recuperação no período após o parto e durante o aleitamento. 

Já a especialidade de Fisioterapia Pélvica no pré e pós-parto, prepara o corpo da mulher para todas as alterações que possam ocorrer durante a gestação, promovendo alívio (tensões musculares e dores), além do fortalecimento da musculatura.

Logo após o nascimento, o bebê precisará fazer um acompanhamento com um Pediatra para avaliar seu desenvolvimento e crescimento. Além de escutar e orientar a mamãe com relação às vacinas, que são primordiais, especialmente nos primeiros anos de vida, este profissional também irá orientar com relação à nutrição do bebê, auxiliando no processo de amamentação e introdução alimentar. 

Dessa forma, o pediatra é fundamental para garantir que tudo está correndo dentro dos conformes: crescimento, ganho de peso, desenvolvimento dos sentidos e da atividade motora e assim por diante

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o pediatra seja escolhido antes mesmo do nascimento.

Sempre que as novas mamães precisarem fazer seus exames, elas serão muito bem vindas no Laboratório São Gerônimo. E, se precisar de acompanhamento profissional durante este período, conte com a Clínica Médica São Gerônimo, temos os melhores profissionais para cuidar da sua saúde. 

Confira nossos artigos sobre aleitamento e maternidade: