Como é realizado o tratamento de câncer de mama?

Sabemos que o câncer de mama é uma doença agressiva e que atinge milhares de mulheres no Brasil e em todo o mundo. As maiores chances de cura se dão através de um diagnóstico precoce para a realização de tratamentos. E, para isso, existem diversos tipos de tratamentos para a cura do câncer, nos quais a mulher deve ser acolhida com uma abordagem mais humanizada que respeitam seus direitos.

Em relação ao diagnóstico do câncer de mama, irá depender das características da paciente para verificar quais serão suas reações sobre a doença para identificar um melhor tipo de tratamento.

Ao ser submetida a uma quimioterapia, por exemplo, a paciente sofre mudanças corpóreas que acaba causando um mal-estar. Nesse momento, será imprescindível o apoio familiar e, é claro, o suporte médico-psicológico, pois irão auxiliar a amenizar os efeitos colaterais com medicações específicas.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) recomenda que toda paciente deve ter acompanhamento de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Vários estudos comprovam que o acompanhamento de profissionais, como da área de psicologia, por exemplo, ajudam a reduzir distúrbios emocionais, tem melhor adesão ao tratamento e diminuição dos sintomas que são associados ao câncer.