Exercícios físicos ajudam a prevenir o risco de câncer

 Praticar uma atividade física regularmente é reconhecida, através de diversos estudos, pelos diversos benefícios na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, depressão e entre outras. Além disso, os exercícios físicos estão relacionados também como um benefício na prevenção de alguns tipos de câncer.

Segundo uma pesquisa publicada na revista JAMA, em 2016, com dados coletados de mais 12 estudos anteriores, incluindo 1,44 milhões de indivíduos, e iniciado em 1982, foi realizado um questionário com os voluntários sobre o quanto de atividade física estavam inclusos durante o último ano. A metade teve uma rotina de exercício igual ou maior que 150 minutos por semana e a outra metade menos que isso. A saúde de todos os voluntários foi monitorada dentro de um período de 7 a 28 anos.

O resultado indicou que os indivíduos que mais realizaram atividades físicas apresentaram um percentual menor em relação a adquirir algum tipo de câncer como cólon, esôfago, mama, fígado, pulmão e entre outros. Diante desse processo, foi identificada uma diminuição no risco de desenvolvimento de câncer para cerca de 7% dos indivíduos. Através de exames, não foi encontrada nenhuma associação com alguns tumores como de ovário, pancreático e cérebro.

Para as mulheres que são ativas em exercícios físicos é 29% menor do que para mulheres totalmente sedentárias. Em relação aos homens, nas doenças de câncer de próstata, a porcentagem cai para 22%. A pessoa que evita a obesidade através de exercícios físicos pode prevenir 19% dos casos de câncer, segundo a pesquisa pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa ligação se dá a partir das células gordurosas em excesso no qual aumentam a produção de características que causam essa inflamação e, assim, contribuem no desenvolvimento        de células cancerígenas.

A Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society) incluiu em suas diretrizes a prática de exercícios físicos como medida preventiva contra o câncer de acordo com outras recomendações:

  • Realizar os exercícios físicos pelo menos 30 minutos durante cinco ou mais vezes por semana;
  • Controlar o peso através de uma dieta balanceada;
  • Não fumar.

A partir de todas essas informações, é mais uma comprovação que para manter uma ótima qualidade de vida e livre de doenças, a atividade física é uma ótima companheira nesse processo vital do ser humano. Cuide-se!

São Gerônimo Laboratório – Humanizando Ações, Qualificando Resultados!